domingo, 27 de maio de 2012

Atividade Física – Saúde e Sedentarismo

Share On Facebook ! Tweet This ! Share On Google Plus ! Pin It ! Share On Tumblr ! Share On Reddit ! Share On Linkedin ! Share On StumbleUpon !

A atividade física tem como definição qualquer movimento corporal que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso. O termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual. A prática da atividade física regular orientada permite que o corpo tenha sua musculatura fortalecida e ao mesmo tempo flexível. Auxilia na perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes e muitos outros benefícios. Toda e qualquer atividade deve ser controlada por profissionais da área de Educação Física, que está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes.

 O exercício físico é visto como um instrumento para melhorar a qualidade de vida, pois acelera o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais e ambientais e com isso, o indivíduo adquire um estado de bem-estar. Com o hábito diário de praticar exercícios físicos o ser estará saudável corporal e mentalmente. Pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela inatividade física. Considera-se uma inatividade física aquela associada a dietas inadequadas, ao tabagismo, ao uso do àlcool e outras drogas são determinantes na ocorrência e progressão de doenças crônicas que trazem vários prejuízos ao ser humano, como, por exemplo, redução na qualidade de vida e morte prematura nas sociedades contemporâneas, principalmente nos países industrializados. Atualmente a maior parte da população é sedentária, que é fruto da modernização tecnológica, que ao mesmo tempo que traz conforto às pessoas, mas tira os espaços para a prática de atividades físicas, restringindo os movimentos ao cotidiano e ao trabalho. Como o movimento é inerente ao ser humano, fazendo parte do seu dia-a-dia, cabe ao homem a responsabilidade de trabalhá-lo, interferindo em todas as fases do seu desenvolvimento, da infância à terceira idade.

Quando se pratica qualquer atividade física, movimentando-se, altera-se a velocidade dos batimentos cardíacos. Consequentemente, o indivíduo sofre alteração na atividade respiratória, podendo diminuir a amplitude e aumentar o número de respiração ou aumentar a amplitude e diminuir o número de respirações por minuto. Uma pessoa ativa tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária. Enquanto o indivíduo se concentra em seus movimentos, deixa sua mente aberta, ganhando mais energia para eliminar as formas-pensamento negativas que criou durante o dia. Por isso, nos sentimos renovados após a prática de uma atividade física e ganhamos qualidade de vida.
Consequencias do sedentarismo.

 O sedentarismo é caracterizado, pela falta, ausência ou diminuição de atividades físicas. O indivíduo sedentário é aquele que gasta poucas ou nenhuma caloria diária com atividades físicas. Práticas como limpar a casa, subir e descer escadas e caminhar para o trabalho são consideradas positivas.

A falta de atividade física ocasiona:

- Maior incidência a hipertensão;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Aumento nos níveis de colesterol ruim (LDL);
- Baixa imunidade;
- Pressão alta;

Nas estatísticas o sedentarismo aumenta em média 54% os casos de infarto e 50% o risco de morte por derrame cerebral. A vida moderna ocasiona um aumento nos níveis de sedentarismo, ir de carro para o trabalho, ou até mesmo ligar/ desligar a televisão com o controle remoto, a tecnologia por vezes acomoda o indivíduo. As pessoas mais sujeitas ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócio-econômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência. Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, diabetes, cardiopatias e outras doenças, é o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas. É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores e jogando videogames. O conforto acaba sendo um adversidade para a atividade física.


 Já para os praticantes de atividade física, os benefícios são inúmeros:

- Promove o bem estar físico e psicológico;
- Mantém os ossos, músculos e articulações saudáveis;
- Reduz o risco de desenvolver câncer;
- Redução e manutenção do peso corporal;
- Diminui os níveis de colesterol ruim (LDL);

 A prática de atividade física esportiva como: caminhar, correr, pedalar, nadar, praticar pilates, ginástica, e até jogar bola são ótimas opções para se combater o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida. A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom").


Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar. Cada pessoa pode escolher a sua atividade através da preferência pessoal do tempo disponível. O importante é que tenha regularidade e que a pessoa se sinta bem. Escolha a sua atividade física e movimente-se, afinal sem uma boa saúde fica difícil levar uma boa vida.


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright ©2016 Passagens aéreas e Viagens • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger